Glossário de Marketing Digital

Vlog

de leitura

A diferença entre um vlog e um blog é o formato da publicação. Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog). Ou seja, é um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. São espaços de divulgação de vídeos que, normalmente, são produzidos e publicados com uma periodicidade constante.

A plataforma mais utilizada é o Youtube. No entanto, existem muitas outras plataformas destinadas à postagem de vídeos. Assim, o vlogger precisa criar um perfil, ou no caso do Youtube, um canal onde postará suas atualizações.

Ao serem hospedados nessas plataformas, os vídeos ficam disponíveis para serem acessados pelo usuário em qualquer horário e por quantas vezes este quiser. Essa flexibilidade, a diversidade de temas e o caráter opinativo desses vídeos torna o conteúdo mais atrativos.

A produção destas filmagens costuma ser simples e sua linguagem também, o que torna a possibilidade de criação mais acessível e, por isso, diversa. Embora existam produtoras que trabalhem com elaboração e gerenciamento desse tipo de conteúdo, um vlogger precisa apenas de uma câmera, uma conta no Youtube, por exemplo, e um tema para criar uma série de vídeos e disponibilizá-los ao público.

Vídeos com muitos acessos acabam por atrair anunciantes e consequentemente pagamentos por anúncios. E existe também a possibilidade de rentabilizar o canal por meio de cadastro no Google Adsense.