Os softwares e outras tecnologias que permitem que as ações de marketing digital sejam feitas de forma mais eficiente e rápida fazem parte da automação de marketing. Elas dispensam a ação humana, uma vez programadas, tornando o processo mais automático, como o nome sugere.
O melhor exemplo são as ferramentas de e-mail marketing. Com elas, é possível enviar publicidade e conteúdo relevante via e-mail para um grupo grande, porém específico de pessoas. Ao mesmo tempo, nas redes sociais, os recursos podem ajudar o usuário a agendarAgendar um post é a mesma coisa que programar, isto é, fazer com que seja publicado em outro momento. Essa ação pode ser feita diretamente, no Fac... More posts, selecionar o público ou até monitorar cliques.
Além de atingir mais gente ao mesmo tempo, as ferramentas, em geral, permitem também um direcionamentoO direcionamento de público no Facebook ajuda a exibir anúncios para as pessoas escolhidas como público-alvo. Esse direcionamento permite focar no ... More mais eficiente. Na internet, os públicos se misturam. Assim, a automação ajuda a levar o conteúdo para quem realmente vá se interessar por ele. Além disso, as ferramentas facilitam o acompanhamento do alcance e eficiência de uma campanha.