XML é uma sigla que vem de eXtensible Markup Language. Trata-se de uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. Ou seja, é um agregado de códigos aplicados a dados ou textos, para serem lidos por computadores ou pessoas.
O HTML é uma linguagem que organiza e formata um website. Por outro lado, o XML tem o mesmo conceito, mas para padronizar uma sequência de dados. O objetivo dessa segunda linguagem é organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.
Ele traz uma sintaxe básica que pode ser usada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato. Isso torna simples a reutilização do código em outras aplicações para diferentes propósitos.
O XML serve para auxiliar os sistemas de informação no compartilhamentoA palavra share vem do inglês e quer dizer compartilhar. É usada principalmente para definir a replicação de conteúdos publicados no Facebook ou... de dados, codificação de documentos e inserção de seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização.