Glossário de Marketing Digital

Tokenização

de leitura

As criptomoedas e os ativos digitais vieram para ficar. Diversas experiências têm provado que a web 3.0 está prestes a consolidar a mesclagem entre realidade virtual e realidade física. Acompanha também esse movimento o fenômeno da tokenização. Junto de muitas outras possibilidades oferecidas pelos metaversos, o token surge como um dispositivo eletrônico capaz de assegurar todos os tipos de transações financeiras que iremos realizar daqui pra frente.

Nesse sentido, desde a popularização da internet e a invasão do digital em todas as nossas atividades, a segurança de dados passou a ser um grande problema. Ao contrário do que acontecia no mercado regular, o token é capaz de conferir autenticidade aos ativos digitais. Isso, por vez, facilita o registro dos produtos e bens que circulam na web.

Por meio do blockchain, dados e operações financeiras serão armazenados de forma descentralizada. Ganham as empresas e todo o mercado empreendedor, que agora pode contar com tecnologias seguras e facilitadoras de novos projetos. A expectativa, inclusive, é de que novas áreas e possibilidades de negócio possam se consolidar dentro de um futuro próximo.

Afinal, as criptomoedas deixaram de ser um recurso exclusivo de operadores. Sua usabilidade estende-se pelo mercado criativo, da educação, saúde, marketing e muitos outros. Um exemplo disso é a empresa aérea brasileira Gol, que agora oferece voos corporativos 100% carbono neutro. Essa medida só foi possível graças à tokenização de créditos de carbono. Desse modo, tanto a companhia quanto outras empresas do ramo poderão obter certificados digitais caso adotem soluções ecológicas na prestação de seus serviços.

Assim, considerando o impacto do fenômeno do token, explicaremos neste texto por que a tokenização tende a impactar profundamente todos os negócios, incluindo o seu. Leia para saber mais!

As vantagens da tokenização para o relacionamento entre as marcas e os usuários

A princípio, muitas pessoas enxergam as facilidades da web 3.0 e dos metaversos como algo negativo. Alguns acreditam que a atividade humana perderá espaço para as máquinas ou terão seus trabalhos substituídos. Porém, o que acontece é justamente o oposto. Com o advento do token e dos criptoativos, uma gama de valores passa a penetrar os negócios que acontecem na web.

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que a experiência virtual imersiva representa uma grande oportunidade para que empresas rompam com as barreiras dos negócios tradicionais e aproximem-se de verdade de seus clientes e consumidores. A interação e a participação de pessoas estão sendo amplamente valorizadas. Além disso, nunca na história dos negócios o relacionamento com as marcas foi tão importante. Agora, empresas deverão pensar em maneiras criativas de oferecer experiências imersivas aos seus públicos.

Todavia, haverá a necessidade, também, de se fazer uma reeducação de todo o fazer corporativo. Definitivamente, gerar identidade, engajamento e sensação de pertencimento por parte dos públicos implica no desenvolvimento de um novo mundo de negócios. Mas esse mundo, para ser cativo, precisa estar atrelado aos amplos valores que se perpetuam pela comunidade de usuários e na cadeia de valores do ESG.

Imersão demanda diversidade, conexão com muitos e múltiplos grupos, e uma consequente construção de outros futuros possíveis. É por isso que o fenômeno da tokenização é muito mais que uma novidade tecnológica. Ele demarca uma nova era e possibilita que iniciativas verdadeiramente engajadas se consolidem. Em outras palavras, isso significa que a web 3.0 e suas ferramentas é onde a economia real e a economia criativa se encontram para criar um ambiente onde todos podem criar, interagir e desenvolver.