Glossário de Marketing Digital

Emoticon o que é? Como usar?

O termo emoticon é a aglutinação de duas palavras inglesas: emotion (emoção) e icon (ícone). Ele consiste na utilização de uma sequência de caracteres gráficos e de pontuação para representar emoções humanas. Por exemplo, alegria [ 🙂 ] ou tristeza [ 🙁 ]. Da mesma forma, também pode substituir uma palavra, como coração [ <3 ].

Essa maneira de conversar surgiu em 1982, nos Estados Unidos e o seu criador foi Scott Fahlman que na época trabalhava em uma universidade na cidade de Pittsburgh. Ele desenvolveu esse sistema de conversa online para poder conversar com seus amigos de serviço e propôs a todos que usassem o método para deixar claro o teor da conversa, ou seja, se fosse uma conversa ou recado sério deveriam usar  🙁 e para os recados ou conversas engraçadas  :-).

Bem logo, a nova maneira de interação ultrapassou as paredes da universidade e ganhou o mundo.

Os emoticons são costumeiramente usados em comunicações escritas de programas de mensagens, como Messenger, Skype, WhatsApp e outros meios de mensagens rápidas. Alguns também chamam de emoticon as versões desenhadas desse tipo de representação. Essas são mais semelhantes ao Emoji e por tanto, uma atualização dos emoticons .

emoticon

A utilização dos emoticons ainda pode acontecer em ambientes que apenas é possível a comunicação através dos recursos do teclado.

A verdade é que incluir o emoticon durante uma conversa, seja ela por redes sociais ou não, contribui bastante para expressar o sentimento que a conversa possui. Ajudando assim a aproximar ainda mais as pessoas envolvidas.