Glossário de Marketing Digital

Second Life

de leitura

Second Life é um jogo de simulação 3D, criado em 2003, pelo estúdio americano Liden Lab. Buscando ser uma extensão do mundo real, o game chegou a bater 1 milhão de visitas por mês. A plataforma leva o jogador para um novo universo, com cinemas virtuais, clubes e espaços de socialização entre usuários.

Os ambientes são divididos em ilhas e os usuários podem voar de uma para outra. Algumas ilhas se chamam reinos e apresentam características medievais, característica comum dos jogos de RPG. Há ainda mapas que ajudam o jogador a se situar no mundo de Second Life.

Seu principal objetivo é a interação com o universo 3D, sem impor metas ou pontuações. Ainda há a possibilidade de realizar missões secundárias que possibilitam ganhar Linden dollar (L$). Os membros premium também recebem uma remuneração semanal de L$ 300. Embora não seja uma criptomoeda, os usuários pode converter facilmente cada L$ em dólares.

O jogo que foi sucesso no mundo inteiro, ainda continua ativo, mas perdeu muito da sua popularidade pouco tempo após o lançamento. Na época do seu lançamento, o jogo apresentava gráficos impressionantes, no entanto, as atualizações não acompanharam a evolução do mercado. Second Life está disponível para Windows, Mac e Linux.