#tbt

A abreviação de Throwback Thursday é usada como hashtag para marcar posts com fotos antigas. A prática é uma tendência nas redes sociais, teoricamente criada em 2012 no Twitter. Assim, os usuários publicam fotos com a hashtag #tbt, sempre às quintas-feiras. A sigla vem do termo em inglês e significa quinta-feira do retorno ou do regresso.

Dessa forma, o #tbt é usado para relembrar memórias do passado, como fotos de infância, de viagens com os amigos, entre outros. Costuma ser usada tanto no Twitter quanto no Facebook e Instagram. A prática é bastante difundida, inclusive entre celebridades e influenciadores digitais.

Para quem ainda não é muito familiarizado com as redes sociais, pode parecer uma prática estranha ou esquisita. Porém, essa hábito hoje contribui para gerar engajamento das marcas com o seu público e também, um sentimento de pertencimento e igualdade, já que aproxima as pessoas.

Por isso, alinhar o uso da #tbt a estratégia de comunicação da marca, pode ser benéfico para ela e ainda contribuir para melhores métricas e desempenho das ações.

Entretanto, a empresa deve saber que adotar essa estratégia, assim como todas as demais já empregadas, deve ter relevância para o público.

Exemplo TBT

Exemplo de #TBT

Exemplo #TBT Obama

Exemplo #TBT Obama