Segmentação

Segmentação é o termo usado para a divisão de um mercado em grupos. Esses grupos podem ser separados de três formas. A primeira é geograficamente, por localização. A segunda é demograficamente, por características populacionais, como idade, escolaridade, religião. E a terceira é psicograficamente, ou seja, por características de personalidade, comportamento, estilo de vida, a classe social, por exemplo.

Cada indivíduo tem suas particularidades, por isso identificar grupos com indivíduos semelhantes torna possível criar estratégias de marketing mais assertivas. Isso porque consumidores parecidos podem ter interesse no mesmo tipo de produto ou serviço. Do mesmo modo, podem ter preferência por um tipo de linguagem ou contato.

Reconhecer o tipo de público é fundamental, porque com foco é possível entender comportamentos e anseios diversos, além de características norteadoras das escolhas do consumidor. Por meio da segmentação, as empresas podem atender às necessidades de seus clientes de forma mais efetiva.

Além disso, a segmentação aumenta a probabilidade de que promoções obtenham respostas positivas, ajustando a oferta de seus produtos, o canal de distribuição e até mesmo o próprio produto ou serviço da melhor forma.