Glossário de Marketing Digital

Geotagging

de leitura

Geotagging é o processo de adição de informações geográficas a uma foto, vídeo, site ou feed RSS. Esses dados geralmente partem de coordenadas de latitude e longitude. Mas podem também incluir altitude, direção, distância, dados de precisão e nomes de lugares.

O Geotagging permite encontrar pessoas que passaram por determinado local, além de imagens e outras informações de um local específico. Muitas vezes, a marcação é feita usando geo-coordenadas GPS e dados de um sistema de posicionamento global.

Algumas redes, como o Instagram, fazem essa ação de maneira automática. Isto é, sugerindo localidades próximas ao ponto de fotografia com base nas informações do GPS do seu aparelho celular. O Geotagging amplia as possibilidades de compartilhamento, já que passa a ser possível fazer buscas por locais. Assim, traz como resultados fotos tiradas em locais específicos ou de pessoas que já passaram por ali.

Além disso, serviços habilitados com Geotagging também podem potencialmente serem usados para encontrar notícias ou outros recursos baseados em localização.