Glossário de Marketing Digital

Meta marketing

de leitura

A web 3.0 está ainda em desenvolvimento, mas já nos provoca a reflexão. Novas formas de viver a realidade alteram nosso hábito de comunicar? Você já deve imaginar que junto com o metaverso, virá o meta marketing. Afinal, a área da comunicação e negócios não ficaria de fora disso, obviamente.

Comunicação e Marketing no metaverso tem tudo a ver com a web 3.0. Foi por meio dos vários avanços nesta área que chegamos até aqui. Inclusive, foram os algoritmos que te trouxeram até aqui. Contudo, essa nova dimensão apresenta um desafio aos profissionais de marketing e comunicadores. Mesmo porque nunca imaginamos que teríamos que nos preparar para um mundo tão imersivo e conectado.

Nesta seção, vamos comentar sobre as principais mudanças que o meta marketing poderá desenvolver dentro da web 3.0. Acompanhe a leitura para saber mais!

Novos conceitos de marketing, outros públicos consumidores

De um modo geral, o marketing digital sempre priorizou a necessidade de seus públicos e a capacidade de atendê-las. Assim, em todas as suas eras, sempre se valorizou muito a agregação de valor aos produtos e serviços. Daí surgiram as estratégias de inbound marketing  e de influenciadores, por exemplo. Tratam-se de técnicas de venda que geram valor. Todavia, desde a invenção do marketing até hoje, muita coisa mudou. Talvez, a modificação mais evidente seja o surgimento de novos perfis de consumo. E eles irão se alterar novamente com o meta marketing.

Hoje, os públicos são mais diversos e exigentes. Com isso, as experiências que estão implicadas no processo de captação do cliente até a conversão em venda são muito mais complexas. Isso é resultado da ampla adesão ao digital e da modificação que ele causou em nossas atividades.

O consumidor da era digital é exigente. Ele espera que as marcas tenham propósitos reais e que sejam capazes de proporcionar experiências boas de consumo. Assim, não basta entregar apenas o produto, é preciso engajar e gerar identificação.

Agora, com as infinitas possibilidades da web 3.0, os comportamentos e hábitos de consumo voltam a se transformar. Ao mesmo tempo que tecnologias mais novas e modernas surgem, mais ainda se valoriza a experiência imersiva e online. No meta marketing, trabalharemos novos conceitos, outras habilidades, mas não perderemos a essência do marketing, que é a de aproximar marcas e pessoas.

O meta marketing e a sua importância para as empresas

De antemão, é preciso reconhecer que o marketing digital no metaverso trabalhará inicialmente com nativos digitais. São pessoas que já nasceram acostumadas com o uso de tecnologias de alta capacidade. A armazenação de dados e a entrega personalizada são características que fazem parte da rotina de consumo dessas pessoas.

Nesse caso, a web 3.0 permitirá experiências mais reais e imersivas na internet. E as marcas precisarão estar atentas à essas mudanças. Será muito importante saber identificar quais aspectos da web 3.0 contribuem para melhorar o relacionamento com os públicos. Sob o mesmo ponto de vista, mais valor, mais transparência e mais entrega são essenciais. Ou seja, o marketing de experiência será definitivamente a regra de ouro do Meta Marketing na web 3.0.

Não podemos perder a oportunidade de direcionar nossas marcas para esse novo momento do marketing digital no metaverso! Essa é uma forma de nos adequarmos as demandas dos consumidores. É tempo, portanto, de ousar e garantir as melhores posições com o meta marketing!