Segmentação de público

A segmentação de publico é a ação de dividir em grupos os consumidores de um produto ou serviço. Essa divisão leva em consideração que os compradores de determinado produto ou serviço possuem perfis, comportamentos e anseios diferentes. E que tais características direcionam as suas escolhas.

Existem vários tipos de segmentação, que podem ser escolhidos pela marca de acordo com seu produto ou a necessidade do momento. Uma segmentação geográfica, por exemplo, leva em conta a localização desses consumidores, como país, estado e até o bairro.

Por outro lado, a segmentação demográfica foca em fatores como idade, renda, religião, sexo e grau de instrução. Já a segmentação psicográfica leva em contra fatores como estilo de vida, valores e personalidade dos consumidores.

Seja qual for a segmentação escolhida, seu objetivo é tornar mais certeira as estratégias de marketing. Já que esta poderá ser elaborada com um foco mais definido. Por meio da segmentação de público, a marca pode ir de encontro às necessidades de seus clientes de forma mais direta. Isso aumenta a probabilidade de que promoções obtenham respostas positivas.

Dessa forma, a segmentação de público permite que a empresa ajuste a oferta de seus serviços e produtos ao seu cliente, além de definir melhor o canal de distribuição.