Mutar

As redes sociais às vezes geram um novo tipo de conflito nas relações pessoais: seguir ou não seguir aquele amigo próximo, mas que pode ser um problema no mundo virtual. Para isso, a solução mais simples pode ser manter a amizade virtual, porém deixando as publicações no “mudo”. Como em inglês a palavra significa “mute”, mutar é um neologismo que a transforma em verbo. Ou seja: mutar significa deixar no mudo (mute).

A opção está presente em diversas redes sociais. No Twiter, por exemplo, chama-se “silenciar” em português. A função permite remover os Tweets de uma conta de sua timeline sem deixar de seguir ou sem ter de bloquear a conta. O “silenciado” não recebe um aviso sobre o que aconteceu, evitando o tal do conflito social.

Já no Instagram, a função “ocultar” surgiu primeiro no Stories. Bem-sucedida, passou a ser possível ocultar fotos da timeline, sem que a pessoa ocultada fique sabendo. No Facebook, a forma de mutar um amigo é “deixar de seguir”.

Dessa maneira, é possível encerrar a exposição ao conteúdo desejado sem cortar formas de contato. Ou seja: a pessoa silenciada não fica sabendo que foi colocada nessa função, continua vendo o seu conteúdo, e ambos podem seguir interagindo.