Glossário de Marketing Digital

Conta privada

de leitura

Na maior parte das redes sociais, existem dois modelos de perfil, também chamado de conta. O público e o privado. Na conta privada, apenas internautas que seguem uma empresa ou pessoa podem visualizar o conteúdo postado.

Por outro lado, na conta pública, qualquer usuário pode ter acesso a todo o conteúdo publicado. Isso vale para seguidores e não seguidores da página ou pessoa. Este modelo é o mais usado por empresas e marcas.

Entre as redes sociais, a mais comum de encontramos contas privadas é o Instagram, especialmente em perfis pessoais. Uma vez que a rede foca em ter fotos de momentos particulares, é normal que muitos usuários decidam tirar o status de público.

As vantagens da conta pessoal são óbvias e envolvem principalmente a privacidade. Já para uma marca, empresa e até veículo de mídia, podemos destacar a dificuldade de levantar o alcance como uma das principais desvantagens. Isso porque o perfil deixa de poder usar recursos como hashtag ou localização, diminuindo sua visibilidade para novos clientes potenciais.