Como a própria palavra diz, o influenciador é alguém capaz de exercer influência sobre outras pessoas. Isso sempre existiu, mas antes ficava restrito a artistas, celebridades, escritores e jornalistas. A internet permitiu que qualquer pessoa criasse conteúdo e, com isso, influenciasse outras pessoas.
Por isso o nome completo é influenciador digital (ou digital influencer, no inglês). Por um lado, eles são uma opção de investimento em marketing e divulgação para empresas. Ao mesmo tempo, não substituem fielmente as mídias tradicionais. Isto é, para algumas ações e empresas, o papel do influenciador é complementar, enquanto para outras não cabe. Também há casos em que eles são melhores do que um anúncio comum.
No início, os influenciadores surgiam naturalmente depois de construir uma reputação, nem sempre planejada. Hoje já existem passos e até cursos para que uma pessoa se torne um digital influencer.
Vale dizer que o influenciador pode ou não ser uma webcelebridade. A grande vantagem é que eles falam com nichos e comunidades específicas. Quando dão seu depoimento ou mostram algum produto ou ação, podem transformar a realidade de um produto. Um ótimo exemplo é o caso de um livro que foi citado em um vídeo da influenciadora Jout Jout e virou best seller.
Para avaliar o potencial de um influenciador, além do número de seguidoresTambém chamados de followers, em inglês, os seguidores são as pessoas que escolhem receber seu conteúdo nas redes sociais. Em algumas redes, é p... More, é muito importante averiguar o engajamentoEngajamento é o envolvimento, relacionamento ou interação voluntária de um público com um certo conteúdo ou marca. Nisso estão inclusos número... More da comunidadeComunidade é um termo que pode ser usado em diversos contextos. No entanto, em todos os casos o conceito é o mesmo: um grupo de pessoas que comparti... More. Isso porque ele costuma ser mais decisivo e valioso. É o que vai determinar o preço de ações com essa pessoa ou canal, como presença em eventos, avaliaçõesAs avaliações são um tipo de feedback que os usuários podem enviar pela internet. No Facebook, por exemplo, é possível avaliar lugares e página... More de produtos ou depoimentos.