Glossário de Marketing Digital

Influenciador

de leitura

Como a própria palavra diz, o influenciador é alguém capaz de exercer influência sobre outras pessoas. Isso sempre existiu, mas antes ficava restrito a artistas, celebridades, escritores e jornalistas. A internet permitiu que qualquer pessoa criasse conteúdo e, com isso, influenciasse outras pessoas.

Por isso o nome completo é influenciador digital (ou digital influencer, no inglês). Por um lado, eles são uma opção de investimento em marketing e divulgação para empresas. Ao mesmo tempo, não substituem fielmente as mídias tradicionais. Isto é, para algumas ações e empresas, o papel do influenciador é complementar, enquanto para outras não cabe. Também há casos em que eles são melhores do que um anúncio comum.

No início, os influenciadores surgiam naturalmente depois de construir uma reputação, nem sempre planejada. Hoje já existem passos e até cursos para que uma pessoa se torne um digital influencer.

Vale dizer que o influenciador pode ou não ser uma webcelebridade. A grande vantagem é que eles falam com nichos e comunidades específicas. Quando dão seu depoimento ou mostram algum produto ou ação, podem transformar a realidade de um produto. Um ótimo exemplo é o caso de um livro que foi citado em um vídeo da influenciadora Jout Jout e virou best seller.

Para avaliar o potencial de um influenciador, além do número de seguidores, é muito importante averiguar o engajamento da comunidade. Isso porque ele costuma ser mais decisivo e valioso. É o que vai determinar o preço de ações com essa pessoa ou canal, como presença em eventos, avaliações de produtos ou depoimentos.