ER%

A sigla ER% significa “engagement rate”, ou “taxa de engajamento” em português. Ou seja, é o que vai medir o engajamento dos internautas com um post em redes sociais.

Uma vez que o engajamento inclui diversos fatores, como likes, compartilhamentos e comentários, a taxa pode considerar diferentes critérios. Assim, existem diversas fórmulas sugeridas para calcular a taxa de engajamento, sempre expressa em percentual (%).

As fórmulas também mudam em diferentes redes sociais. No Twitter, a ferramenta Twitter Analytics mede a taxa de participação, que considera curtidas, retweets, respostas, cliques e seguidores ganhos. Do mesmo modo, o YouTube Analytics usa critérios como visualizações e tempo de exibição para calcular o engajamento.

Uma das principais discussões recentes sobre engajamento em redes sociais é como ser relevante no Facebook já que houve mudança do algoritmo. Na rede, a ER% é a ponderação entre o alcance e as interações (reações, compartilhamentos e comentários). Gerar engajamento começou a demandar estratégias mais complexas. Mas o próprio Facebook analisou como algumas páginas conseguem manter a taxa alta após as mudanças no feed de notícias.