Matriz BCG

Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para análise de carteiras de produtos ou serviços de uma empresa e de unidades de negócios de grandes organizações. O nome BCG vem da empresa Boston Consulting Group, em que a metodologia foi criada na década de 70. O processo é uma análise gráfica de portfólio com base no ciclo de vida de produtos, serviços ou unidades de negócios.

Assim, a Matriz BCG é uma ferramenta para auxiliar nas tomadas de decisão. Nela, os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados em quatro categorias. A primeira são as estrelas, isto é, produtos com participação de um mercado em ascensão e, portanto, com muitos concorrentes. A segunda são os pontos de interrogação. Esses também estão em um mercado de crescimento rápido, mas ainda têm uma fatia de participação muito pequena.

Em seguida há o quadrante vacas leiteiras. São produtos ou serviços líderes ou com grande participação em um mercado maduro e com crescimento já moderado. Por fim, temos os abacaxis, também chamados de cachorrinhos ou animais de estimação. Estes são produtos ou serviços que foram estrela nas vendas, mas já estão em um mercado em declínio.

O objetivo dessa análise é decidir onde aplicar os esforços e recursos. Da mesma forma, serve para verificar se não estão desperdiçando recursos com antigos e queridos animais de estimação (cachorrinhos), que se transformaram em abacaxis. Vale também para entender se a marca está esquecendo de olhar com seriedade para interrogações que podem virar estrelas e, posteriormente, vacas leiteiras.