MiniCurso de FACEBOOK para Negócios para a Pós Graduação – Gestão de Marketing em Ambientes Virtuais
As principais redes no Brasil
Facebook: 66.000
YoutubeO YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que ganhou muita popularidade nos últimos anos. O nome foi criado a partir dos termos do... More: 42.000
Twitter: 5.000
LinkedinO LinkedIn é uma rede social de negócios voltada para a formação de contatos profissionais. A plataforma permite a construção de um perfil com b... More: 4.000
Foursquare: 2.000
PinterestBem como o Instagram, o Pinterest é uma rede social também funciona com base em fotografias. Porém, a ideia é muito mais seguir temas fotográfico... More: 500
(comscore – março 2013)
IMPORTÂNCIA
- 92% confiam na divulgação boca a boca de amigos e familiares.
- 47% confiam na tv, no rádio e no jornal.
Não custa nada abrir uma conta no Facebook, Twitter e/ou LinkedInO LinkedIn é uma rede social de negócios voltada para a formação de contatos profissionais. A plataforma permite a construção de um perfil com b... More.
Quem pensa assim, esquece de equacionar os custos associados à gestão e manutenção de todos os seus canais online.
Social Media necessita de muito tempo, muita dedicação e muito Amor!!
É mais que um trabalho a tempo integral – é necessário estar presente 24 horas, 7 dias por semana. E este é só o inicio.
Como vamos fazer?
Visibilidade: Revistas do segmento, portais do segmento, links patrocinados, social netwoks, base e-mail marketing, comparadores de preços.
Conteúdo e Experiência: Site, SEOSearch Engine Optimization. Esse é o nome por extenso do termo SEO, que significa otimização para mecanismos de busca. São técnicas para garantir... More, Facebook, Twitter, Blog, E-mail Marketing.
Relacionamento: Social Networks, embaixadores, experiências espontâneas PR.
Qual o objetivo da sua marca?
São as coisas que queremos alcançar com o que estamos fazendo, não imorta se esse “oque” seja um perfil de marca ou uma ação pontual.
Definir bem os objetivos é o primeiro passo para o sucesso de qualquer ação.
Para isso, precisamos responder a duas perguntas principais:
1- Que efeitos queremos causar nas pessoas com quem vamos falar?
2- Por que isso é bom para o meu negócio?
Não são objetivos:
” Criar uma página no Facebook” – TÁTICO
” Ter um milhão de Fãs” – META
” Aumentar o número de Fãs” – KPI (KEY PERFORMANCE INDICATOR).
Objetivos são:
- Conhecimento: Fazer com que as pessoas saibam que a minha marca existe.
- Relacionamento: Fazer com que as pessoas falem com a minha marca.
- EngajamentoEngajamento é o envolvimento, relacionamento ou interação voluntária de um público com um certo conteúdo ou marca. Nisso estão inclusos número... More: Fazer com que as pessoas falem da minha marca.
- Rentabilidade: Vender mais.
14% Confiam na publicidade tradicional
10% Influenciam o consumo dos demais 90%
69% Gostariam de bloquear publicidade
Monitoramento – O PROCESSO
1- Entender
2- Monitorar
3- Ativar
Entender o mercado, como nossos concorrentes estão se comportando, como o consumidor percebe nossa marca e a de nossos concorrentes e o que eles esperam de uma empresa em determinado segmento.
Dessa forma iremos desenvolver um plano de comunicação que seja capaz de atender as expectativas de nosso targetTarget, em inglês, significa alvo. Ao mesmo tempo, também pode ser objetivo, propósito e meta. Como verbo, se traduz em mirar no alvo e direcionar.... More.
” Classificar posts como negativos não adiantam nada se você não resolver os problemas “.
CASE NESTLE – Monitoramento
Ao monitorar redes sociais, multinacional viu que a marca podia salvar as vendas do chocolate que virou Milkybar em 1992.
“Sempre monitoramos as redes sociais e vimos que muita gente citava o Lollo com saudades”.
Diz Ricardo Bassani, gerente de marketing da multinacional suíça.
A companhia, então, resolveu estudar a viabilidade de voltar com a marca.
“Monitore concorrentes, aprenda com os erros dos outros”.
Facebook para Negócios – Pós Graduação
- Adicionou mais de 200 milhões de usuários em menos de um ano
- 1 bilhão de usuários ativos (atingiu a marca de 4 de outubro em 2012)
- Em média 405 minutos conectado/mês
Facebook desbanca Orkut (Evolução do número de usuários no Brasil em milhões de usuários únicos)
- Brasil # 30 Milhões de perfis.
Maior rede do mundo, é 19 vezes mais usado que Twitter e 135 vezes mais utilizado que o Google+.
Usuários do Facebook gastam 27% do tempo navegando no Feed de NotíciasSabe quando você abre a página inicial do seu Facebook e vê uma sequência de posts de pessoas e páginas? Isso é o Feed de Notícias da plataform... More.
E se depois de tantos dados você continua com dúvidas que seu negócio precisa ter presença digital? Veja o material completo pelo Slide, tenho certeza que você vai achar interessante. Deixe seu comentárioEm sites, blogs e redes sociais, os comentários são mensagens, geralmente públicas, enviadas por um usuário de maneira direcionada para uma posta... More sobre todo o material Facebook para Negócios – Pós Graduação.