Facebook para Negócios – Pós Graduação – FACESM – Itajubá

Facebook para Negócios – Pós Graduação – FACESM – Itajubá

MiniCurso de FACEBOOK para Negócios para a Pós Graduação – Gestão de Marketing em Ambientes Virtuais

As principais redes no Brasil

Facebook: 66.000

Youtube: 42.000

Twitter: 5.000

Linkedin: 4.000

Foursquare: 2.000

Pinterest: 500

(comscore – março 2013)

IMPORTÂNCIA 

  • 92% confiam na divulgação boca a boca de amigos e familiares.
  • 47% confiam na tv, no rádio e no jornal.

Facebook para Negócios - Pós Graduação

Não custa nada abrir uma conta no Facebook, Twitter e/ou LinkedIn.

Quem pensa assim, esquece de equacionar os custos associados à gestão e manutenção de todos os seus canais online.

Social Media necessita de muito tempo, muita dedicação e muito Amor!!

É mais que um trabalho a tempo integral – é necessário estar presente 24 horas, 7 dias por semana. E este é só o inicio.

Como vamos fazer?

Visibilidade: Revistas do segmento, portais do segmento, links patrocinados, social netwoks, base e-mail marketing, comparadores de preços.

Conteúdo e Experiência: Site, SEO, Facebook, Twitter, Blog, E-mail Marketing.

Relacionamento: Social Networks, embaixadores, experiências espontâneas PR.

Qual o objetivo da sua marca?

São as coisas que queremos alcançar com o que estamos fazendo, não imorta se esse “oque” seja um perfil de marca ou uma ação pontual.

Leia Também!  Palestra Mídias Sociais - 10ª Jornada de Profissões Colégio Rio Branco

Definir bem os objetivos é o primeiro passo para o sucesso de qualquer ação.

Para isso, precisamos responder a duas perguntas principais:

1- Que efeitos queremos causar nas pessoas com quem vamos falar?

2- Por que isso é bom para o meu negócio?

Não são objetivos: 

” Criar uma página no Facebook” – TÁTICO

” Ter um milhão de Fãs” – META

” Aumentar o número de Fãs” – KPI (KEY PERFORMANCE INDICATOR).

Objetivos são: 

  • Conhecimento: Fazer com que as pessoas saibam que a minha marca existe.
  • Relacionamento: Fazer com que as pessoas falem com a minha marca.
  • Engajamento: Fazer com que as pessoas falem da minha marca.
  • Rentabilidade: Vender mais.

14% Confiam na publicidade tradicional

10% Influenciam o consumo dos demais 90%

69% Gostariam de bloquear publicidade

Monitoramento – O PROCESSO

1- Entender

2- Monitorar

3- Ativar

Entender o mercado, como nossos concorrentes estão se comportando, como o consumidor percebe nossa marca e a de nossos concorrentes e o que eles esperam de uma empresa em determinado segmento.

Dessa forma iremos desenvolver um plano de comunicação que seja capaz de atender as expectativas de nosso target.

” Classificar posts como negativos não adiantam nada se você não resolver os problemas “.

 

CASE NESTLE – Monitoramento

Ao monitorar redes sociais, multinacional viu que a marca podia salvar as vendas do chocolate que virou Milkybar em 1992.

“Sempre monitoramos as redes sociais e vimos que muita gente citava o Lollo com saudades”.

Diz Ricardo Bassani, gerente de marketing da multinacional suíça.

A companhia, então, resolveu estudar a viabilidade de voltar com a marca.

“Monitore concorrentes, aprenda com os erros dos outros”.

Facebook para Negócios – Pós Graduação

  • Adicionou mais de 200 milhões de usuários em menos de um ano
  • 1 bilhão de usuários ativos (atingiu a marca de 4 de outubro em 2012)
  • Em média 405 minutos conectado/mês
Leia Também!  Estratégias de Ecommerce no Twitter - Semana Ecommerce

Facebook desbanca Orkut (Evolução do número de usuários no Brasil em milhões de usuários únicos)

  • Brasil # 30 Milhões de perfis.

Maior rede do mundo, é 19 vezes mais usado que Twitter e 135 vezes mais utilizado que o Google+.

Usuários do Facebook gastam 27% do tempo navegando no Feed de Notícias.

E se depois de tantos dados você continua com dúvidas que seu negócio precisa ter presença digital? Veja o material completo pelo Slide, tenho certeza que você vai achar interessante. Deixe seu comentário sobre todo o material Facebook para Negócios – Pós Graduação.