Redes sociais são a forma mais popular de marketing pessoal. “As empresas tendem a recorrer ao LinkedInO LinkedIn é uma rede social de negócios voltada para a formação de contatos profissionais. A plataforma permite a construção de um perfil com b... Saiba mais pra contratar e ao Facebook para excluir do processo seletivo”, diz o diretor de soluções para talentos do próprio LinkedIn, Milton Beck.
Os brasileiros usam as redes para fazer comentários sobre família, política e religião com mais frequênciaFrequência é o número de vezes que cada pessoa viu um comercial ou mensagem publicitária dentro de um determinado período de tempo em uma mídia ... Saiba mais que os usuários do resto do mundo, segundo pesquisa feita no país pelo LinkedIn.
Para evitar vexames on-line, é importante lembrar que todo o conteúdo postado fica visível para recrutadores e colegas de trabalho -como não cansam de alertar os especialistas da área de carreiras.
Um profissional que faz comentários preconceituosos em redes sociais, por exemplo, pode ter problemas.Uma boa tática é sempre pensar: se você não faria o comentárioEm sites, blogs e redes sociais, os comentários são mensagens, geralmente públicas, enviadas por um usuário de maneira direcionada para uma posta... Saiba mais no escritório, não faça no seu perfil. “Mas não adianta querer criar um personagem. As plataformas apenas refletem índoles e comportamentos”, diz Beck.
“Saiba as brigas que você compra ali”, recomenda o professor da FIA (Fundação Instituto de Administração) Fernando Souza, especialista em redes sociais. Segundo ele, é melhor evitar tópicos polêmicos.
O publicitário Cadu Capella Reis, que usa as redes sociais para divulgar seu trabalho na área de planejamento de campanhas, concorda.
“Digo que, para começar a se ver como marca, a pessoa precisa unificar sua vida pessoal e profissional.”
VIAGENS E BENS
Segundo o especialista em RH Reinaldo Passadori, o marketing pessoal deve ser orientado de acordo com um objetivo profissional, seja ser promovido ou conseguir uma vaga em outra empresa.
Ele critica profissionais que veem as redes sociais como local para se vangloriar de viagens e bens materiais. “Esse fluxo de informações desnecessárias minimiza o impacto da estratégia.”
Já Flora Victoria, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, recomenda usar as declarações on-line para mostrar preferências e valores pessoais. “Exiba suas qualidades. Até uma ida à academia pode evidenciar que você é uma pessoa determinada”, afirma.