Consumo de mídia no Brasil – Pesquisa sobre a Audiência online no Brasil

 

Brasil, país de 80 milhões de internautas. E crescendo….

Brasil conectado – Hábitos de Consumo de Mídia

Objetivo da Pesquisa: Buscar compreender a audiência online no Brasil, seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de tecnologia (hábitos), percepções e atitudes em relação à publicidade online. Investigar a importância crescente da Internet no quotidiano dos usuários brasileiros de Internet.

Metodologia: Painel Online nacionalmente representativo recrutado via e-mail, estudo de 6 a 14/02 de 2012. Os dados foram ponderados de forma que os resultados representativos da população online.

  • Internet é a mídia mais consumida
  • Navegando na web através de vários dispositivos; 42% deles passam pelo menos 2 horas, enquanto 25% passam o mesmo tempo na tv.
  • Atividade preferida com 15 minutos de tempo livre; 62% online –  Internet é o meio preferido em todas as faixas etárias.
  • Consistente entre todas as faixas de renda e regiões do país.
  • Maior valorização pela audiência feminina; mais jovens tendem a valorizar menos. A internet é considerada importante para 80% doos usuários.
  • Em casa, a internet é a mais utilizada das mídias (manhã, tarde e noite). O uso da internet já supera o uso de jornal pela manhã e o de tv à noite.
  • A internet é também a mídia mais utilizada em todos os demais lugares e situações de um dia típico.
  • Desktops e laptops ainda são as formas mais usadas para acessar a internet. Jovens utilizam menos computadores e mais smartphones, tablets e consoles de videogame.
Leia Também!  Modelo PESO: Como Integrar os 4 tipos de Mídia?

Como a internet é acessada: Numero de Canais

A maioria da audiência brasileira online acessa a Internet via 2 ou mais canais (62%).

Destaca-se a faixa etária de jovens adultos entre 25 e 34 anos, onde quase 25% vem acessando a internet via 4 ou mais canais.

Frequência de Consumo – Internet & Tv

  • A maioria dos usuários de Internet navega na web várias vezes ao dia (79%)/ A metade deles também assistem Tv mais de uma vez (56%).
  • Pessoas de 25 a 44 anos e mulheres tem o maior uso de web várias vezes ao dia. Tv tem menor frequência no grupo de 15 a 24 anos.
Leia Também!  Twestival no Brasil, evento offline para Twitteiros

Uso paralelo de computador e tv

Aproximadamente seis em cada dez (61%) brasileiros usuários de internet usam pelo menos frequentemente o computador ou lapptop enquanto veêm tv.

Dentre aqueles que usam computador e tv simultaneamente, quase a totalidade presta igual ou mais atenção à internet. As mulheres são mais propensas que os homens a se engajarem no uso paralelo de computador e tv.

Em geral, a audiência online no Brasil é consideravelmente aberta e receptiva à publicidade digital, considerando – a como criativa, rica, em conteúdo, evidente, crível, e pouco incômoda.