Matéria – Marketing do Futuro – Câmara Brasil- Alemanha

Câmara Brasil-Alemanha promove painel com especialistas para discutir o marketing do futuro

 

 

Quatro grandes especialistas em marketing se reuniram na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo nesta quarta-feira (30) para discutir as tendências e perspectivas para o setor. O encontro marcou a reformulação do Grupo de Intercâmbio de Experiências (GIE) de Marketing, que pela primeira vez contou com um painel de discussão.

A moderação ficou a cargo de Vinicius Lopardo, Gerente de Marketing na IFM. Em sua apresentação, Lopardo destacou que um dos maiores desafios das empresas ainda é a falta de maturidade no marketing digital. “Não estamos falando de marketing do futuro, mas do presente”, afirmou.

E o acham os especialistas?

Os painelistas foram unânimes ao relatar que digitalização criou um novo perfil de consumidor, exigindo das empresas um alinhamento à construção deste novo cenário de mercado. “Diariamente recebemos cerca de 10 mil mensagens. Esse verdadeiro bombardeamento de informações muda os padrões de interação. Pesquisas apontam que cerca de 40% dos millenials afirmam que nunca tiveram uma experiência memorável com uma marca. É fato: o consumidor mudou, já não se impacta como antes. E o marketing precisa acompanhar essa mudança”, declarou Yuri Lazaro, Sócio Fundador da YLX.

“A única certeza que temos é a de que estamos fazendo menos do que poderíamos. O atual cenário é mais complexo e mais simples ao mesmo tempo. Por um lado, o consumidor está diferente, com novas demandas diante de muitas ofertas. Esses fatores agregam maior complexidade à tarefa de chegar ao público. Contudo, felizmente o marketing digital oferece muitas ferramentas para esse approach”, afirmou Bruno Mello, Fundador e Diretor Executivo do “Mundo do Marketing”.

Para Mello, a chave para o sucesso é o “back to basics”. Antes de traçar estratégias complexas para atingir o público, é preciso se certificar de que o mínimo está sendo feito, e de maneira assertiva. “Se você não consegue efetivar o seu cliente, dificilmente conseguirá fazer algo relevante para ele”, apontou. É importante mapear a jornada de compra do seu público e, a partir disso, gerar leads por meio de conteúdo. “O futuro não chega, ele atropela. E as empresas que crescem são aquelas se importam com o sucesso do cliente”, finalizou.

Para os painelistas, o bom marketing digital é pautado não somente na venda do produto em si, mas também na geração de experiências. “O único jeito de competir com uma máquina é não sendo uma máquina. É preciso gerar experiências para o cliente e entender que rede social não é CRM, é plataforma para construção de vínculo, de relacionamento”, afirmou Rodrigo Amorin, fundador da Elephante Publicidade. Abordando o conceito de economia efetiva, Amorin falou ainda sobre como explorar emoções para gerar lucro, a partir do resgate de memórias do cliente. “A maior parte das decisões está atrelada ao inconsciente. Podemos usar a tecnologia para potencializar o lado lúdico e, assim, criar valor, mesmo no mercado B2B.”

O consultor de marketing digital Fernando Souza concordou com a ideia e ressaltou que o crescimento sem potência não é relevante. Em outras palavras, conseguir o cliente não pode ser o único foco, ao contrário deve-se fazer dele um promotor do seu negócio. “Não adianta fazer marketing tradicional dentro do ambiente digital. É preciso repensar as estratégias e entender que o marketing digital envolve diálogo”, declarou.

Ele comentou ainda sobre a importância de traçar uma estratégia de investimento em marketing assertiva. “O conteúdo precisa chegar às pessoas. Não basta investir na produção de conteúdo, é preciso garantir que ele chegue às pessoas. O maior desafio é encontrar um ponto de equilíbrio, entendendo que o marketing de conteúdo é um investimento a longo prazo”, afirmou Souza. Lopardo complementou: “Não podemos ignorar o fator humano. Nós fazemos as perguntas; a máquina só responde. Tem uma ideia? Não é preciso investir, de imediato, um valor alto. Ainda que de maneira simples, execute, teste, mensure. Mas faça acontecer.”

fernando Souza
Fonte: http://www.brasilalemanhanews.com.br/acontece-camara/camara-brasil-alemanha-promove-painel-com-especialistas-para-discutir-o-marketing-do-futuro/