O que aconteceria se tivesse uma HQ no Twitter?

Foi com essa pergunta que  tio .faso (Fábio Sousa), empresário-bonequeiro criador do site .marcamaria, iniciou seu projeto de uma HQ em 140 caracteres.

Veja a entrevista:

  • 1. Como surgiu a idéia?

Passei a semana vendo um monte de aplicações legais sendo lançadas para o twitter, como o migre.me -do qual já virei usuário compulsivo-, e fiquei com aquele pulguinha atrás da orelha, querendo fazer algo do tipo. Mas como não sei programar direito, estava deixando esse sonho guardado no bolso.

De madrugada (sempre ela) eu resolvi reeditar um dos primeiros bonecos que eu fiz, atualizando o traço e unindo com outro projeto de HQ que não deu certo. Desenhei algumas poses e pensei em fazer outra tirinha, mas senti que não tinha capacidade para tanto. Foi aí que eu me lembrei do twitter e nas frases de efeito que algumas pessoas colocam. Em pouco tempo eu estava na frente do computador colorindo e publicando o danado. Acabei criando uma espécie de “micro-hq” (na falta de um nome melhor). Fora que esse tipo de desenho + twittada eu faço em torno de 15 minutos, o que está sendo um ótimo desestressante para mim (trabalho umas 12h a 14h por dia e só vou dormir depois das 2h).

  • 2. Qual o perfil do personagem? O que ele é ?

Por mais estranho que pareça, ele é uma mosca (UM mosca, na verdade). Desde pequeno fico vislumbrado quando vejo uma mosca. É um bichinho tão pequeno, tão rejeitado mas ao mesmo tempo incrível! Sempre quis fazer um personagem mosca que agradasse as pessoas.

Leia Também!  BuzzVolume - agregador de links no Twitter

O Moscoilo é o meu lado B do lado B. É aquela parte minha que faz um olhar crítico das coisas. Tenho muitos pensamentos ácidos que só as pessoas mais próximas conhece. É como um amigo meu disse uma vez: “Você tem um lado negro para equilibrar todo o seu lado doce”. Ele, por ser uma mosquinha de cuecas e sem papas na língua, fala o que vier na cabeça, atirando no nosso lado B que a maioria de nós esconde. É desprendimento social puro.

  • 3. Pretende estabelecer uma periodicidade?

Como o desenho é super rápido de ser feito, o texto não pode passar de 140 caracteres, pretendo publicar várias vezes ao dia, justamente para expor visualmente fatos ou idéias ácidas que passaram comigo ou com outros.

  • 4. Onde você quer chegar ?

Sabe que não pude pensar nisso ainda? Tive pouco retorno das pessoas, mas como é um entretenimento pessoal eu vou continuar publicando e melhorando. Talvez o próximo passo é fazer um site (blog?) para agregar o quadrinho que eu publico durante o dia, facilitando a vida de todos.

  • 5. Porque Moscoilo?

O nome original era Twizitt, mas fazendo uma pesquisa informal com amigos e meus 5 leitores, descobri que eles achavam o nome muito complicado para se lembrar. Para tal, mudei para “Moscoilo”, denotando que ele é de fato uma Mosca macho. Mas a pessoa pode procurar como #moscoilo ou #twizitt no twitter que irão achar todas as charges do danado

Nessa mesma pesquisa, outro detalhe foi embora: a machinha de xixi na cueca. O pessoal não gostou disso e me pediram para tirar. Estranhamente os acessos aumentaram.

  • 6. Quem é o tio.faso e a .marcamaria?
Leia Também!  Tweezzle - um quebra-cabeças no Twitter

Eu sou um “empresário-bonequeiro” – vivo de criar personagens e bonecos das minhas crias (e algumas dos outros). O .marcamaria é o blog-fachada da minha empresa. É lá que eu publico minhas idéias, discuto com os comentaristas e, de forma coletiva, vamos afiando os personagens e outros produtos que saem dessa cachola doida.

  • 7. Este é o seu espaço, fale o que quiser?

Acho que o meu único pedido aqui é que se você tem alguma twittada que seria ótima para virar um alfinete na boca do Moscoilo, me procure no meu twitter @marcamaira ou no meu blog. Vou adorar ilustrar a acidez de todo mundo! X)

Veja Mais sobre o Moscoilo, tio .faso e .marcamaria:

http://www.flickr.com/photos/mundesign/3258476588/
http://www.flickr.com/photos/mundesign/2851781144/
http://marcamaria.com
http://twitter.com/marcamaria