Modelo PESO:  Como Integrar os 4 tipos de Mídia?

Modelo PESO: Como Integrar os 4 tipos de Mídia?

Modelo Peso é uma estratégia de marketing digital de integração entre as mídias. E tem como objetivo mesclar os tipos de mídias dentro da estratégia da empresa para estabelecer o brand da marca.

4 Círculos coloridos nas cores verde,roxo, pink e laranja representadas por títulos do modelo Peso, uma estratégia de integração de mídias pagas, sendo elas mídia paga, mídia compartilhada, mídia ganha e mídia própria. No inglês paid, earned, shared, owned.

PESO: Paid, Earned, Shared e Owner Media

Por onde começar? Paid media, Earned Media, Shared Media ou Owner Media?

Modelo Peso é uma estratégia de marketing digital de integração entre as mídias. E tem como objetivo mesclar os tipos de mídias dentro da estratégia da empresa para estabelecer o brand da marca.

PESO é uma sigla utilizada para as palavras – Paid, Earned, Shared e Owner que traduzidos são: pago, ganho, compartilhado e próprio.

Existem 4 tipos de mídias, são elas:

Mídia Paga: publicidade em mídia social, conteúdo patrocinado, anúncios, promoção de conteúdo, geração de leads através de e-mail marketing, marketing de afiliado, inbound marketing, entre outros.

Mídia Ganha: É a mídia espontânea para a sua marca através de jornais, TV, Mídias Sociais, entre outros. Falando sobre a sua empresa, produto, serviço e eventos. São serviços geralmente prestados pelo PR (Relações Públicas) ou Assessoria de Imprensa.

Mídia Compartilhada: A mídia compartilhada também é conhecida como mídia social. Ele também está evoluindo e continua a ir além das equipes de marketing ou atendimento ao cliente que o utilizam. As organizações começaram a usá-lo como sua principal fonte de comunicação interna e externamente. Inclui não apenas redes sociais, mas comunidade, parcerias, distribuição e promoção. 

Mídia proprietária: A mídia de sua propriedade também é conhecida como conteúdo. É algo que você possui e fica em seu site ou blog. Você controla as mensagens e conta a história da maneira que deseja. 

Quando você integra os quatro tipos de mídia, pode descobrir que também tem engajamento de influenciadores, parcerias e programas de incentivo que vão além de suas paredes internas.

E quando o modelo PESO está funcionando da melhor forma, pode ajudá-lo a estabelecer autoridade.

Autoridade significa que você é um líder inovador.

Outros o vêem como um especialista … até mesmo seus concorrentes.

E o Google cria um link para você na primeira página de resultados porque também o vê como um especialista.

Este é o bilhete dourado.

Mas como você consegue isso?

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Onde começar no modelo PESO

O lugar mais fácil para começar – porque você pode controlar as mensagens, o  texto âncora e os links – é a mídia de sua propriedade.

Há um processo de quatro etapas para a criação de conteúdo , que inclui os outros três tipos de mídia.

Tudo começa com um calendário editorial.

Isso ajudará a manter você e sua equipe de redatores no caminho certo, especialmente se alguém for um especialista no assunto e não necessariamente um redator.

É uma ótima maneira de gerar ideias e responsabilizar as pessoas.

É simplesmente uma programação de tópicos de conteúdo que ajuda a garantir que você sempre tenha um estoque de conteúdo escrito, visual e auditivo.

Conforme você começa a preencher os tópicos de seu calendário, comece com um grande círculo no meio da página.

Este é o seu tópico principal.

A partir desse círculo, desenhe seis ou mais círculos de tamanho médio. Estes são seus subtópicos.

A partir desses círculos, você desenhará vários pequenos círculos em cada um, que servirão como sua base de apoio.

Mapa de Conteúdo para Modelo Peso: Teoria

Seu tópico principal é a frase-chave mais competitiva que você deseja classificar.

O subtema é mais refinado, como perguntas que as pessoas fazem de forma consistente em novos negócios ou reuniões de vendas.

Eles apóiam seu tópico principal e entram em seus círculos de tamanho médio.

Então, os pequenos círculos ao redor desse círculo médio são o conteúdo que você pode produzir naquele tópico.

Por exemplo, crie um debate entre alguém em seu escritório e um influenciador do setor, converse sobre as tendências em torno do tópico ou entreviste um influenciador do setor.

Estes vão para os pequenos círculos.

Continue até que você tenha esgotado todas as suas idéias em torno daquele tópico.

Nesse caso, você teria 13 peças de conteúdo que ajudam a estender sua peça principal e começam a mostrar seus conhecimentos.

Como faço para usar o modelo PESO no meu negócio?

Agora é hora de usar o modelo PESO.

Você tem o conteúdo e usará mídia compartilhada para distribuí-lo, mídia paga para amplificá-lo e mídia adquirida para carimbá-lo.

Mídia Compartilhada

A mídia compartilhada definitivamente não tem um tamanho único, mas existem algumas boas regras básicas para começar … e depois testar para seu próprio público.

  • Twitter . No dia em que seu conteúdo for publicado, tweet o link quatro vezes (três horas de intervalo). No segundo dia, tweet duas vezes e uma vez no terceiro. Gostamos de usar o CoSchedule porque você pode criar um modelo que compartilhará seu conteúdo por até um ano. Após a primeira semana de publicação, podemos compartilhar algum de nosso conteúdo no Twitter uma vez por semana durante um ano.
  • Facebook . Embora o algoritmo do Facebook continue mudando para que apenas aqueles que pagam façam seu conteúdo aparecer nos feeds de notícias de seus seguidores, você não quer ignorar sua página. Publique seu conteúdo lá uma vez por dia e, em seguida, considere o conteúdo patrocinado como parte de sua campanha de mídia paga.
  • Instagram . Lembre-se de que, embora você PODE postar no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo, isso não significa que DEVE. Há muitas coisas que você pode fazer no Instagram que não são tão eficazes no Facebook. Coisas como coleções e histórias. Temos uma coleção de modelos PESO no Instagram , que permite que as pessoas recebam dicas rápidas de como usá-la. Pense em como você pode fazer algo semelhante.
  • LinkedIn . Publique uma vez por dia em sua conta pessoal, na página da sua empresa, na sua página de demonstração e nos grupos aos quais você pertence.
  • Os outros . É importante não ignorar Reddit, Pinterest, TikTok e alguns dos outros. Teste a postagem nesses locais apenas uma vez por dia e veja o que acontece. Por exemplo, se você tem uma boa imagem em um conteúdo e a coloca em um painel no Pinterest, isso pode ajudar a atrair uma boa quantidade de novos leitores.
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Mídia paga

A mídia paga pode ser na forma de amplificação paga (como  Outbrain  ou  Sprinklr ), conteúdo patrocinado,  publicidade nativa ou patrocínio de blogs influentes.

Também pode assumir a forma de conteúdo patrocinado no Facebook ou LinkedIn ou tweets patrocinados no Twitter.

Você pode começar com um orçamento de apenas R$ 6 por dia.

O LinkedIn também costuma oferecer cupons de publicidade gratuitos para quem usa a rede social com frequência.

Aproveite!

Embora você não queira gastar dinheiro para patrocinar todo o seu conteúdo, é uma boa ideia testá-lo com uma peça por mês.

Entrarei em maiores detalhes sobre como fazer isso no Manual do Comunicador .

Mídia Ganha

Agora é hora de construir relacionamentos com blogueiros, jornalistas e outros influenciadores do setor que podem compartilhar seu conteúdo – depois de saberem quem você é e que valor você pode agregar a seus leitores ou seguidores.

  • No Twitter, crie uma lista de blogueiros e jornalistas com os quais deseja colaborar. Isso tornará mais fácil segui-los, compartilhar seus trabalhos e iniciar conversas com eles.
  • Crie uma lista de livros e podcasts que deseja revisar. Cada autor e podcaster precisa de revisões e classificações para ganhar mais tração. Eles podem apreciar o trabalho que você faz lá e podem estar dispostos a fazer algo por você em troca.
  • No LinkedIn, crie tags – como “influenciador”, “blogger”, “jornalista” ou “garoto super legal” – para que você possa facilmente seguir o que eles postam e depois compartilhar, compartilhar, compartilhar! Isso pode levar a novos relacionamentos em que você pode pedir que compartilhem seu conteúdo mais tarde.
  • No  Pocket , crie uma lista de blogueiros para assistir. Então, sempre que eles publicarem novo conteúdo, compartilhe-o com suas proprietárias redes.

Eventualmente, esses influenciadores podem compartilhar seu conteúdo, incluí-lo em seus próprios conteúdos ou entrevistá-lo para uma peça que estão produzindo.

Mídia Proprietária

Mídia proprietária é, obviamente, o conteúdo que você possui. 

Não considero conteúdo criado especificamente para redes sociais ou locais como o LinkedIn Pulse ou o conteúdo pertencente ao Medium. 

Enquanto você possui o conteúdo, se algum desses sites for desativado, você perderá esse conteúdo.

Se você deseja realmente possuí-lo – e nunca perdê-lo -, sempre publique em seu site primeiro e, em seguida, use esses postos avançados para distribuição e promoção.

Comece com o mapa de conteúdo mostrado acima.

Responda às perguntas feitas por clientes, clientes, prospects, lealistas, interessados, sua família e até mesmo os trolls.

Construa seu conteúdo de forma que uma grande parte possa ser reaproveitada em várias partes menores.

Se você fizer isso, parecerá que está em todos os lugares, ao mesmo tempo.

O que devo medir no modelo PESO?

Agora que você tem um modelo PESO funcionando bem para o seu conteúdo, é hora de determinar as métricas de RP e ter certeza de que está funcionando.

Para cada tipo de mídia, existem diferentes métricas para rastrear.

Mídia paga . Depende das táticas que você usa sob esse guarda-chuva, mas pode incluir o seguinte:

  • Marketing de mídia social, como anúncios do Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter e conteúdo otimizado.
  • Landing pages e quantas pessoas baixam seu conteúdo e vão para seu banco de dados de email marketing.
  • Aumento de leads qualificados em seu banco de dados de marketing por e-mail
  • Novos fãs ou seguidores que leem seu conteúdo patrocinado.
  • Leads e conversões.
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Mídia conquistada . A mídia conquistada tem esse nome porque você obtém resultados dos relacionamentos que ganha – com influenciadores, jornalistas e blogueiros.

Para medir a eficácia, considere as seguintes métricas:

  • Pontuação do influenciador: um influenciador com 10.000 seguidores tem a mesma pontuação que alguém com 1.000 seguidores? Pode muito bem ser que a pessoa com 1.000 seguidores possa incentivar a compra com 10% de seus seguidores, enquanto a pessoa com 10.000 seguidores pode incentivar a compra com apenas 1%.
  • Quanto tráfego da Web vem de uma história sobre sua organização? Veja se essas agências de notícias e blogs estão enviando visitantes ao seu site.
  • Um aumento de novos públicos.
  • Se você tiver acesso ao CRM, o número de novos assinantes de e-mail que resultou da história.
  • Um aumento na autoridade do domínio, especialmente se a história estiver em um site de alta autoridade.
  • Um aumento nas classificações de pesquisa do tópico sobre o qual a história é sobre

Mídia compartilhada . Você tem que rastrear o número de fãs e seguidores, porque quedas acentuadas – ou uma tendência de diminuição de seguidores – dirão que algo está errado.

Mas um aumento, semana após semana, não traz resultados.

O seguinte faz:

  • Você está usando embaixadores da marca para ajudar a divulgar seu produto ou serviço? Se estiver, acompanhe sua eficácia.
  • Atribua pontos a coisas como curtidas, retuítes, compartilhamentos e comentários. Isso fornece dados numéricos sobre se algo funciona.
  • Use URLs exclusivos , cupons, códigos de desconto ou até mesmo números de telefone apenas em seus esforços de mídia social. Isso dirá se você está obtendo resultados com esses esforços.

Mídia de proprietária . A beleza da mídia proprietária é que ela se integra completamente aos outros três tipos de mídia.

Pense no seguinte:

  • Preste atenção aos visitantes únicos, ao tempo gasto no site e à taxa de rejeição. Essas coisas, como um aumento (ou diminuição) nos seguidores de mídia social, podem indicar sucesso ou fracasso.
  • Se você tem um programa de mídia próprio organizado, provavelmente está distribuindo por email marketing. Quando você integra seu conteúdo com essa tática de mídia paga, você pode rastrear coisas como downloads e compartilhamentos. As pessoas baixam o conteúdo? Eles lêem, assistem ou ouvem depois de baixado? É tão bom que eles não podem deixar de compartilhá-lo com suas comunidades?
  • As pessoas estão compartilhando seu conteúdo? Isso é importante saber, porque fornece uma prova para um novo leitor de que você sabe o que está fazendo.
  • Rastreie a eficácia de uma comunidade (pessoas que comentam e compartilham seu conteúdo), independentemente de estarem indicando negócios para você.
  • Está impulsionando as vendas?

Se você começar com o conteúdo que criou e usar o modelo PESO para distribuí-lo, isso pode ajudá-lo a encontrar o sucesso no qual construir.

Comece com apenas uma peça e vá a partir daí.

Caminhe, corra e depois corra – e então você poderá voar.

Fonte: Spinsucks

 

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