Glossário de Marketing Digital

Webinar

de leitura

A palavra webinar vem de uma abreviação de web-based seminar (seminário baseado na rede). Assim, este é um tipo de webconferência em que a comunicação é de uma via apenas, ou seja, um seminário online em vídeo sobre um tema específico.

No webinar, que também é chamado de webinário, uma pessoa se expressa e as outras assistem. A única interação possível entre quem assiste e quem fala é por meio do chat. Esse canal pode servir para o expectador enviar perguntas, por exemplo. 

Pode ser gravado ou ao vivo. E pode ocorrer através de uma aplicação específica, instalada em cada um dos computadores participantes. Também acontece por meio de uma aplicação web que opera dentro do navegador. Para isso, basta que o usuário digite o endereço do site onde será o webinar. Na maioria das vezes, é necessário fazer um cadastro prévio.

As principais plataformas utilizadas nesses seminários são Youtube Live e Google Hangouts, além do WebinarJam. Mas existem muitas mais, como Online Meetings (IBM), Appear.in, Adobe Acrobat Connect, BrightTALK, Cross Host, iMeet, Skype e Join.me.

Esse tipo de exposição pode ser usada para atrair e gerar leads ou para avançar os leads que a marca já possui. Além disso, pode ser uma demonstração ao vivo de um produto (live demo) ou pode ser focado nos clientes, com objetivo de relacionamento e retenção.