Glossário de Marketing Digital

GIF

de leitura

Assim como o JPG, o GIF é um formato de imagem bastante utilizado na internet e, principalmente, nas redes sociais. É a abreviação de Graphic Interchange Format e costuma se referir a imagens animadas.

Um GIF reúne diversos frames, que podemos definir como cenas. Assim, dá a sensação de animação. Tem um tamanho limitado e, justamente por isso, ganha popularidade nas redes sociais.

Além disso, ao contrário de um vídeo, não depende do comando “play” para ser exibido na timeline. Aliás, algumas redes, como o Facebook, fornecem sua própria seleção de GIFs que podem ser usados nos comentários e posts do dia a dia. O Instagram também disponibiliza GIFs, geralmente usados na função Stories.

Também existem sites especializados no formato, como o Giphy. Nele, tanto é possível ter acesso a GIFs já prontos, como fazer de maneira simples um GIF próprio. Outro ponto interessante do site é que ele serve como uma rede social, onde algumas empresas, como Netflix, mantém sua própria página. Dessa forma, vira inclusive uma ferramenta de branding.

via GIPHY