Glossário de Marketing Digital

Plano editorial

de leitura

O plano editorial é um documento que direciona a comunicação e as estratégias para a publicação de conteúdos. Dessa forma, contém as diretrizes sobre o que será postado sobre uma marca em seu blog ou nas redes sociais.

Um bom plano editorial é fundamental para gerar leads, por exemplo. Isso porque é nele que estarão definidos o foco do conteúdo, o tipo de audiência almejada e as personas, ou seja, as representações fictícias dos clientes ideais para o seu negócio.

Por isso, o plano editorial é um dos principais responsáveis pela construção de uma comunicação eficiente. Para tanto, ele precisa não só apontar as diretrizes do conteúdo a ser elaborado, como também organizar temas e definir a linguagem (estilo e tom de voz das mensagens). Também deve determinar palavras-chave, títulos, formatos, prazos e canais de divulgação. Isto é, todos os detalhes importantes para atingir os objetivos previstos pela empresa.

Sabendo isso, se observa a necessidade de possuir um bom planejamento para que fique determinado o que, como e quando será realizado. Além, de todos os fatores já ditos anteriormente é importante também, apontar a frequência com a qual a publicação dos conteúdos será feita.

Quando se tem posse de todas essas informações, as análises de monitoramento das campanhas envolvidas são mais fáceis de serem compreendidas.