Glossário de Marketing Digital

SWOT

de leitura

SWOT é uma ferramenta de análise. A sigla une as palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaça). Assim, serve como instrumento de planejamento estratégico.

Swot

Swot

A Análise SWOT é uma ferramenta para fazer análise ambiental interna (forças e fraquezas) e externa (oportunidades e ameaças). Seu objetivo é fazer uma síntese das análises internas e externas. Assim, identifica elementos chave para a gestão da empresa e estabelece prioridades de atuação, além de preparar opções estratégicas.

Por outro lado, faz também um diagnóstico da empresa. Aponta o que precisa ser resolvido e o que precisa ser fortalecido como pontos positivos. Essa análise permite visualizar as chances de crescimento e os possíveis riscos.

Nos fatores de ambiente interno o foco está em Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância e Foco na atividade principal. Já nos fatores de ambiente externo, analisa Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação Imediata de Apoio à Gestão e Decisão estratégica e Redução de erros.